segunda-feira, 23 de março de 2020

DIA MUNDIAL DA POESIA

Logo pela manhã, olhei para a estante que guarda a "minha pequena biblioteca" à procura de um livro que pudesse dar sentido ao dia de teletrabalho...Peguei no livro "As Fadas não foram à Escola", de Maria Augusta Seabra Diniz, um livro dos meus tempos de faculdade, que li para a disciplina de Literatura Infantil. 
O título muito apropriado aos dias que vivemos mas o conteúdo só para os crescidos. 
Mas, a primeira leitura que encontrei foi um poema de Antero de Quental sobre as Fadas, este seres fantásticos que povoam a nossa imaginação. 
Partilho convosco!! Para que as Fadas possam a vir à escola...
e festejar o Dia Mundial da Poesia.

AS FADAS 
As fadas… eu creio nelas! 
Umas são moças e belas, 
Outras, velhas de pasmar… 
Umas vivem nos rochedos, 
Outras, pelos arvoredos, 
Outras, à beira do mar… 

Algumas em fonte fria 
Escondem-se, enquanto é dia, 
Saem só ao escurecer… 
Outras, debaixo da terra, 
Nas grutas verdes da serra, 
É que se vão esconder… 
(...) 

Quando a noite é clara e amena 
E a lua vai mais serena, 
Qualquer as pode espreitar, 
Fazendo roda, ocupadas 
Em dobar suas meadas 
De ouro e de prata, ao luar. 

O luar é os seus amores! 
Sentadinhas entre as flores 
Ficam-se horas sem fim, 
Cantando suas cantigas, 
Fiando suas estrigas, 
Em roca de oiro e marfim. 
(...) 

Quantas vezes já deitado, 
Mas sem sono, inda acordado 
Me ponho a considerar 
Que condão eu pediria, 
Se uma fada, um belo dia, 
Me quisesse a mim fadar… 

O que seria? Um tesoiro? 
Um reino? Um vestido de oiro? 
Ou um leito de marfim? 
Ou um palácio encantado, 
Com seu lago prateado 
E com pavões no jardim? 

Ou podia, se eu quisesse, 
Pedir também que me desse 
Um condão, para falar 
A língua dos passarinhos, 
Que conversam nos seus ninhos… 
Ou então, saber voar! 

Oh, se esta noite, sonhando, 
Alguma fada, engraçando 
Comigo (podia ser?) 
Me tocasse co’a varinha 
E fosse minha madrinha, 
Mesmo a dormir, sem a ver… 
(...)
Antero de Quental
Se nas próxima(s) noite(s), sonhares com alguma fada que, com a sua varinha de condão, te enfeitiçar, conceder um dom ou satisfazer um desejo...partilha connosco. 
Envia-nos o teu texto ou desenho para o seguinte endereço eletrónico: be.pre1ciclo@ag-sg.net
e a Biblioteca Escolar fará a sua publicação!

Sem comentários:

Enviar um comentário