quinta-feira, 21 de março de 2024

Ciência na Biblioteca - explorando a eletricidade

O mês de março trouxe “Ciência na Biblioteca” em que 16 turmas de 1º ciclo (EB São Pedro da Cadeira, EB Ventosa e EB1 Torres Vedras) realizaram atividades práticas e experimentais construindo circuitos elétricos com pilhas, motores, ventoinhas, lâmpadas led, buzzers e interruptores.

Os desafios foram muitos e todos participaram entusiasticamente!
Após a leitura e exploração da obra “Era uma vez uma bateria” do Planeta Tangerina, os alunos perceberam a importância de tratar os resíduos como as pilhas e as baterias de modo a proteger o nosso planeta. 🙏🌍

(# Contributo da biblioteca escolar para o projeto Eco-Escolas na área de tratamento de resíduos)

  

terça-feira, 12 de março de 2024

Concurso Municipal de Leitura - Fase Final

Hoje, realizou-se a final do Concurso Municipal de Leitura de Torres Vedras e temos vencedor! 🏆🏆

O aluno Manuel Casaca, do 6ºE da EB São Gonçalo, conquistou o primeiro lugar do 2º ciclo, o qual foi partilhado com outros dois colegas participantes de outras escolas.

Apesar de não terem conquistado os primeiros lugares, reconhecemos as participações notáveis e igualmente interessantes dos outros três alunos do nosso agrupamento: Solange Santos da turma TV4C, Salvador Varela da turma SPC4 e Duarte Florindo do 5.°C (EBSG).

Que continuem a brilhar em futuras edições e que mantenham viva a paixão pela Leitura.

Um especial agradecimento à Biblioteca Municipal de Torres Vedras, pela iniciativa e organização do concurso que muito contribui para estimular o gosto e o prazer da leitura, da compreensão leitora, da leitura em voz alta e da criação de hábitos de leitura. 🙏🙏




terça-feira, 5 de março de 2024

Concerto Pedagógico dos ALBALUNA

 Hoje, realizou-se o concerto pedagógico com os ALBALUNA em que participaram 10 turmas de 1º ciclo das EB1 Torres Vedras e EB Ventosa.

Foram viagens a países longínquos em torno do mar Mediterrâneo e o Teatro Cine esteve cheio com tanta animação, música, sonoridades distantes, dança e muita cor.
Que estas atividades contribuam para a compreensão, o conhecimento e a tolerância entre os povos que tanto têm em comum.
Um grande agradecimento ao Serviço Educativo do Teatro-Cine de Torres Vedras pelas oportunidades
🙏🙏

#albaluna #teatrocinetorresvedras


sábado, 24 de fevereiro de 2024

"Quem és tu na Web? Navega em segurança na internet

 Em fevereiro, celebra-se anualmente o "Dia da Internet Mais Segura" juntando milhões de pessoas sob o lema “Juntos por uma Internet melhor”.

A Biblioteca Escolar promoveu sessões de esclarecimento sobre os procedimentos e os cuidados a ter quando se navega na internet e redes sociais através da atividade "Quem és tu na Web?
As oito turmas de 4º ano das EB1 Torres Vedras, EB São Pedro da Cadeira e EB Ventosa receberam a visita da Escola Segura que alertaram para os perigos, refletir sobre a informação pessoal que se publica e quais os procedimentos seguros que se devem adotar.

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

A princesa Valentina, de Hollie Hughes

No âmbito da Semana Cultural do AE São Gonçalo, a Biblioteca Escolar promoveu a visita à Biblioteca Municipal de Torres Vedras para três turmas de 1º ano da EB1 Torres Vedras e EB Ventosa.

Começaram por ouvir a história d´ "A princesa Valentina", uma rã muito determinada e que não desistiu dos seus sonhos, seguindo-se uma atividade de expressão plástica em que os alunos se transformaram em marujos!
Hurra!! Hurra!!




terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

Amigos Improváveis - Oficina de Expressão Plástica na Fábrica das Histórias

 As três turmas do 2º ano da EB1 Torres Vedras foram à Fabrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino participar na atividade "Amigos Improváveis".

Visitaram a exposição da artista Ana Baleia que tenta sensibilizar as pessoas para o consumismo, nomeadamente o consumo excessivo de roupa e dos malefícios que isso acarreta para a sustentabilidade do nosso planeta.
Após a visita à exposição, ouviram duas histórias fantásticas e ainda realizaram uma atividade prática no atelier onde desenharam, pintaram e colaram.
Os alunos estavam muito entusiasmados, curiosos e participativos.
A arte alimenta a imaginação!

Obrigada Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino pela manhã maravilhosa!

#torresvedras #fabricadashistóriascasajaimeumbelino #anabaleia


      

 

quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

Concurso Municipal de Leitura de Torres Vedras - 1ª edição | Fase Escolar

 "A menina que queria salvar os livros", de Klaus Hagerup foi a obra selecionada para a fase escolar do Concurso Municipal de Leitura de Torres Vedras - 1ª Edição.

Sinopse: «A Anna tem quase 10 anos e adora ler. A sua paixão pelos livros é tal que passa a maior parte do tempo livre na biblioteca e a sua melhor amiga é a bibliotecária Monsen.

Um dia, porém, a Sr.ª Monsen conta algo absolutamente devastador:
Os livros que ninguém lê são destruídos.
Só Anna pode evitar a tragédia que seria perdermos o acesso a todos esses mundos e personagens mágicos.
A história poderosa de um amor inspirador e sem limites: o amor pela literatura.»

Ilustrações maravilhosas de Lisa Aisato
https://www.facebook.com/lisa.aisato.s


domingo, 7 de janeiro de 2024

O primeiro natal em Portugal, de Luísa Ducla Soares

 No dia 7 janeiro, tradicionalmente, festejava-se o Natal na Ucrânia, bem como noutros países onde se verifica uma maioria de cristãos ortodoxos (Rússia, Egito, Bulgária, Sérvia, Bielorrússia, etc).

Esta diferença de datas acontece porque a igreja cristã ortodoxa segue o calendário juliano, enquanto em Portugal se adotou o calendário gregoriano desde 1582.
Os alunos da EB Ventosa, EB São Pedro da Cadeira e EB1 Torres Vedras do 2º e 3º ano (10 turmas) ficaram a saber quais os rituais de Natal na Ucrânia, o que são os calendários juliano e gregoriano e da existência de diversos alfabetos (latino ou romano, cirílico, grego, ...) bem como das principais diferenças entre igreja católica e igreja ortodoxa.
Lemos e explorámos o maravilhoso texto de Luísa Ducla Soares "O primeiro natal em Portugal" e ficámos a saber das grandes dificuldades que passam os alunos e as pessoas estrangeiras quando chegam ao nosso país.
No final da atividade na biblioteca escolar, os alunos ficaram de escrever, em sala de aula, mensagens de natal em ucraniano, usando o alfabeto cirílico.

З найкращими побажаннями щасливого Різдва та чудового Нового 2024 року, миру та здоров’я.




sábado, 30 de dezembro de 2023

Feliz Ano Novo 2024

Renova-te.
Renasce em ti mesmo.
Multiplica os teus olhos, para verem mais.
Multiplica-se os teus braços para semeares tudo.
Destrói os olhos que tiverem visto.
Cria outros, para as visões novas.
Destrói os braços que tiverem semeado,
Para se esquecerem de colher.
Sê sempre o mesmo.
Sempre outro. Mas sempre alto.
Sempre longe.
E dentro de tudo.

Cecília Meireles 
Cânticos. São Paulo: Moderna, 1981.

Nota: Cântico XIII.

As Bibliotecas Escolares do AE São Gonçalo desejam a toda a comunidade escolar, familiares e amigos um excelente Ano Novo 2024 😍🥰💖



sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

Viva o Cinema! Mostra de curtas-metragens na Biblioteca Escolar

 Viva o Cinema!

😍🥰🎞🎬📽🎥
Terminou a mostra de curtas-metragens nas EB1 Torres Vedras e EB São Pedro da Cadeira.
Participaram 22 turmas de 1º ciclo e 4 grupos de pré-escolar e os alunos escolheram o seu filme preferido.
Foram abordados diversos temas como a amizade, a ganância, a avareza e a destruição do ambiente e dos recursos naturais, temas esses que poderão ser aprofundados em Cidadania.
No final de cada sessão, os alunos votaram no seu filme preferido elegendo o Prémio do Público.
Estiveram em exibição 12 filmes de animação e o grande vencedor no 1º ciclo foi "Lobo grande & Lobo pequeno" enquanto que no pré-escolar a preferência foi para SHEPP.


Parabéns queridos alunos 🥰😍